30,5 meses

Ultimamente...
30 MESES E MEIO

Como tem sido o desenvolvimento do Leonardo neste último mês? O que achei mais graça?


- Começou a gostar de comer pizza; 

- Dou com ele a cantar "Ai olé, ai olé..." "Indo eu, indo eu, a caminho de Viseu..." e canta as músicas dos COLDPLAY, no inglês dele. Nota: Tenho de filmar isto.

- Adora dançar. Ouve a música de um carro, pára e começa a dançar; Ouve música numa loja, pára e começa a dançar... etc, etc... Sai mesmo à mamã.

- Deixou de girar objetos; no entanto, adora máquinas de lavar a roupa - ainda vou descobrir o porquê;

- Acho graça quando me responde "Não sei"; ou tem saídas do género: " Oh mamã, estás aqui sua marota e o Leo está sozinho?!"; 

- Reconhece as principais emoções muito bem, e exprime-se de forma correta. (Eu estava a beber este iogurte e ele vira-se: "Assustou-se! Tem medo!")



- Já acalmou no testar limites. Sabe que pode decidir algumas coisas, que pode ter opiniões, mas começa a ter noção que são os pais que mandam e sabem o que é melhor. Também, não estou à espera que se comporte como um adulto, porque não o é.

- Na rua, deixou de se aventurar sozinho e é ele que "me controla" e não o contrário. Conhece bem os sinais de avançar e parar para os peões. E hoje começámos a construir os sinais de trânsito:

Pintado pela mamã



Enquanto isso, o Leo pintava o seu quadro:






O número 1 disse que era um túnel e o número 2 começou por dizer que estava a pintar uma cobra...

A ideia era o Leonardo pintar livremente. Dei-lhe uma superfície maior e disse-lhe para pintar com o que quisesse. Primeiro pintou com o pincel, porque eu estava a pintar com o pincel. Depois, quis pintar com o dedo. 
(O que importa é que tivesse prazer no que estava a fazer... que se se exprimisse. Pouco importa o resultado, o que conta é a experiência vivida. Que ele faça o que quiser. Como criança que é, tem necessidade de experimentar e não de fazer um desenho aprendido/conhecido.)

- Continua uma criança energética e muito meiga.

Adoro-te, filho!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Volante

Dia do pai

Entretenimento cores