Contar histórias

Contar histórias

O Leonardo, como qualquer criança, adora que lhe contem histórias. E, depois, gosta de repetir e repetir.... E gosta de ser ele a recontar. É engraçado ouvi-lo. (Mas não gosta que o filmem, por isso não há vídeo)

Quando ele está mais irrequieto faço uma pausa para ele ouvir uma história e acalmar. Resulta.

À noite, também, lhe contamos histórias (desde os seus dois anos). É um ritual que não falha. Ao início, contávamos através de livros, mas depois passámos a inventar - há umas boas semanas que o Leonardo pede para contar uma história com cavalo, outra com girafa e outra com zebra. É preciso muita imaginação, uff.

Nesta fase, contar histórias são das atividades mais importantes que proporcionamos às crianças. Através delas (histórias) podemos passar muitas mensagens; mostrar e falar sobre boas maneiras/comportamentos; ensinar sobre o amor, a generosidade, entre outros; enriquecer-LHES o vocabulário; estimular a sua imaginação e, MUITO ÚTIL, ultimamente: ajudar a superar medos. O Leonardo tem andado com medo do escuro. Quer dizer, nem sei se é de verdade ou se é manha. Mas com as histórias que invento ou de livros ele pode reconhecer-se na personagem principal, reviver o medo e ultrapassá-lo. Ele fica muito atento. Espero que esteja a ajudar.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Volante

Dia do pai

Entretenimento cores