Partilha construtiva

Depressão - uma doença invisível

A depressão, ainda, é preconceito. Ainda há, infelizmente, estereótipos culturais a este problema de saúde grave. Digo infelizmente, porque apenas os que passaram sabem o que é, apenas quem passou por tal conhece a dor e é-lhe impossível fazer julgamentos ou apelidar de fraqueza de caráter. Não há fracos nesta doença. Esta doença, pelo contrário, é característica de pessoas que se acham fortes, que se acham suficientes para lidar com tudo, inclusive quando estão doentes. São introvertidas por natureza e tendem a manter os problemas para si mesmas. Fingem estar bem, para não preocuparem os seus entes queridos.

É um verdadeiro problema de saúde, visto que leva ao suicídio.

Cada um lida com a depressão de forma diferente. Alguns estão deprimidos, mas conseguem ser funcionais e, até, sorrir, brincar. Estas são as pessoas que carregam a dor por dentro e não a exteriorizam, mas ela as consome lentamente, até que um dia cedem, porque já não suportam mais o peso da máscara que construíram e usaram durante meses/anos.

O pior na depressão é a culpa: as pessoas culpabilizam-se, pois nas suas cabeças é a preguiça ou outro motivo pessoal que lhes diminui a energia.

Um efeito colateral desta doença é o apresentar "pavio curto", irritam-se muito facilmente. Não há espaço para a paciência ou a compreensão.

Não sentem emoções: é muito difícil para estas pessoas responderem a gestos amorosos.

Os alimentos podem ser a única fonte de prazer. Por isso, desenvolvem hábitos alimentares "anormais".

Aquando a depressão pode haver dias bons e dias maus. É mesmo com esta variação de humor que a doença se manifesta.
Aliás, algumas tentam manter-se o tempo todo ocupadas, para esconder que estão a sofrer, o que lhes causa um desgaste maior.

A família e os amigos são os mais importantes e os que podem dar o maior apoio.

As emoções e os sentimentos não devem ser ignorados nem escondidos. Isso não os fará desaparecer. É a falar, ou mesmo escrevendo; é partilhando com os outros que podemos tirar lições de vida e ultrapassar momentos difíceis.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Volante

Dia do pai

Entretenimento cores